SENADO APROVA MUDANÇAS DA CÂMARA E CONFIRMA VOLTA DA PROPAGANDA PARTIDÁRIA
9 de dezembro de 2021

 

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) o substitutivo da Câmara ao projeto de lei que restabelece a propaganda gratuita dos partidos políticos no rádio e na televisão (PL 4.572/2019). O texto seguirá agora para sanção presidencial.

A propaganda partidária, que é diferente do horário eleitoral, é uma transmissão anual a que têm direito todos os partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele serve para divulgação da plataforma do partido e para atrair novos filiados. A duração do programa depende do desempenho de cada partido nas eleições.

Pelo texto aprovado, a transmissão dos programas renderá compensação fiscal às emissoras de rádio e TV. O valor será calculada pela média do faturamento dos comerciais dos anunciantes no horário das 19h30 às 22h30. Essa compensação será financiada pelo Fundo Partidário, que receberá um acréscimo de recursos anuais para essa finalidade.

Redes sociais
O relator, senador Carlos Portinho (PL-RJ), rejeitou apenas uma das mudanças feitas pela Câmara. Ele recuperou uma permissão criada pelo Senado para que o Fundo Partidário financia o impulsionamento de conteúdos políticos em redes sociais e em plataformas de compartilhamento de vídeo. Ao mesmo tempo, esses serviços — assim como outros impulsionamentos virtuais, como aqueles em mecanismos de busca — não poderão ser contratados em anos eleitorais no período que vai das convenções até o pleito.

Durante a votação, vários senadores manifestaram contrariedade com a retomada da propaganda partidária, que havia sido extinta na reforma eleitoral de 2017. O senador Esperidião Amin (PP-SC). Ele lembrou que, na primeira passagem pelo Senado, o PL 4.572/2019 foi aprovado “de cambulhada”, em uma sessão virtual sem votação nominal.

“Eu vou votar contra, consciente de que este não é o momento de nós onerarmos o Estado brasileiro com isso que se chama horário gratuito, mas que não é gratuito. É gratuito para o partido, não é gratuito para a sociedade”, afirmou.

Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN) defendeu a iniciativa. Para ele, a propaganda partidária fortalece a prática democrática.

“O eleitor deve saber o que cada partido está fazendo, o que eles pensam, como eles votam, o que preconizam para o país. Nós estamos justamente num período em que queremos fortalecer os partidos. Independentemente de candidato, fora do ano da eleição, o que o meu partido está dizendo? O que ele está fazendo?”, argumentou.

Substitutivo
Entre as mudanças aprovadas pelos deputados e confirmadas pelos senadores está a destinação mínima das inserções anuais a que têm direito os partidos para promover e difundir a participação política feminina. Enquanto o texto original do Senado estabelecia participação mínima de 50%, o substitutivo da Câmara determina o mínimo de 30%.

Além disso, o substitutivo inclui novas proibições de conteúdo que os partidos podem divulgar em relação às regras revogadas em 2017. Entre elas está a que proíbe a prática de atos que incitem à violência; a prática de atos que resultem em qualquer tipo de preconceito racial, de gênero ou de local de origem; e a utilização de matérias que possam ser comprovadas como falsas (fake news).

Da mesma forma como era em 2017, não poderá haver propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses estritamente pessoais ou de outros partidos políticos. Aqueles partidos que descumprirem essas restrições receberão punição, no semestre seguinte, de cassação do tempo equivalente a dois a cinco vezes o da inserção ilícita. O texto do Senado não estabelecia esse parâmetro.

Todos os casos serão julgados pelos tribunais regionais eleitorais em caso de propagandas divulgadas em redes estaduais e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se forem em redes nacionais.

As emissoras de rádio e de televisão ficam obrigadas a realizar transmissões em cadeia nacional e estadual. Em cada rede, somente serão autorizadas até dez inserções de 30 segundos por dia no intervalo da programação normal das emissoras.

Além disso, as emissoras deverão veicular as inserções divididas proporcionalmente dentro dos intervalos comerciais no decorrer das 3 horas de veiculação, com intervalo mínimo de 10 minutos entre cada uma.

Ainda conforme o texto, a formação das cadeias nacional e estaduais serão autorizadas respectivamente pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que farão a necessária requisição dos horários às emissoras de rádio e de televisão.

O partido terá assegurado o direito ao acesso a rádio e televisão na proporção de sua bancada eleita em cada eleição geral. Assim, o partido que tenha eleito acima de 20 deputados federais terá assegurado o direito a utilização do tempo total de 20 minutos, por semestre, para inserções de 30 segundos, nas redes nacionais, e de igual tempo nas emissoras estaduais.

Quem eleger entre 10 e 20 deputados federais terá assegurado o direito a utilização do tempo total de 10 minutos, por semestre. Já o partido que tiver eleito até 9 deputados federais terá assegurado o direito a utilização do tempo total de 5 minutos, por semestre.

 

Agência Senado

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

23/02/2024 NATHÁLIA QUEIROZ, FILHA DE QUEIROZ DA SANTA LUZIA E DE DONA LIDELCI QUEIROZ, SE FORMA, NA UFOB, NO CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL     Nathália Queiroz, filha do ativista politico Queiroz da Santa Luiza e de dona Lindelci Queiroz, irmã de Daniela Queiroz, vive um momento de extrema felicidade com toda a família, parentes e amigos. Ela se formou de forma brilhante no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental pela U ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 OGIÉ FURTADO EX-PRESIDENTE DA CAMARA DE SANTA RITA SE REÚNE COM PRESIDENTE ESTADUAL DO PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA ORGANIZANDON A PRÉ-CAMPANHA A PREFEITIO         O pré-candidato a prefeito de Santa Rita de Cássia, Ogié Furtado se reuniu em Barreiras com o presidente estadual do PMB, Partido da Mulher Brasileira, senhor Wanderley para tratar de assuntos da sua pré-campanha em Santa Rita. Participaram do encontro a Dra. Paloma, ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 AOS 80 ANOS, MORRE WILSON FITTIPALDI, EX-PILOTO DE FORMULA 1 Foto: Reprodução / Instagram Morreu nesta sexta-feira (23), o ex-piloto da Fórmula 1, Wilson Fittipaldi Júnior. Wilson faleceu vítima de complicações provocadas por parada cardíaca sofrida em dezembro após um engasgo. Ele era irmão mais velho do também ex-piloto de F1, Emerson Fittipaldi. ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 MORAR LEGAL: PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGA MATRÍCULAS DE MAIS DE 500 IMÓVEIS REGULARIZADOS PARA FAMÍLIAS DE VÁRIOS BAIRROS Garantir a dignidade da pessoa humana é um dos princípios norteadores do Projeto Morar Legal desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras por meio do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), que entregou nesta quarta-feira (21), matrículas referentes a mais 500 imóveis regularizados de famíli ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 BOMBEIROS DO 17º BATALHÃO MARCAM PRESENÇA NO 62º ANIVERSÁRIO DE SÃO DESIDÉRIO E PROTAGONIZAM MOMENTO EMOCIONANTE DURANTE EVENTO FESTIVO   Nesta quinta-feira (22), as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar se destacaram no 62º aniversário de São Desidério, participando ativamente das celebrações. Um dos pontos altos foi o Eco Bike Masculino, onde os bombeiros acompanharam os ciclistas em um percurso de 38km, partin ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS MANTÊM PARCERIA COM PROGRAMA JOVEM APRENDIZ NO CAMPO, AULA INAUGURAL FOI NESSA TERÇA-FEIRA   O secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques, e o chefe de gabinete, Melchisedec Neves, marcaram presença na aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, em 2024. A iniciativa é promovida pelo Instituto Aiba (Iaiba), em parceria com a Associação de Ag ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 BARREIRAS: JUSMARI MINISTRA AULA INAUGURAL NO COLÉGIO ANTONIO GERALDO A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, cercada de correligionários e admiradores, proferiu uma aula inaugural no Colégio Antônio Geraldo, um dos mais tradicionais de Barreiras. O evento foi nesta quarta -feira e centenas de pessoas compareceram para ouvir a secretári ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 DÍVIDAS RENEGOCIADAS NO DESENROLA BRASIL SOMAM R$ 35, 6 MILHÕES   A cerca de 40 dias do fim do prazo, o Desenrola Brasil renegociou R$ 35,6 bilhões em dívidas, divulgou nesta terça-feira (20) o Ministério da Fazenda. Ao todo, 12 milhões de brasileiros refinanciaram 17 milhões de débitos, que foram retirados de cadastros negativos, reparcelados ou qui ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PROFESSOR É PRESO NO INTERIOR BAIANO ACUSADO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA ALUNAS   Foto: Divulgação / Polícia Civil Um professor foi preso em Amargosa, no Recôncavo, acusado de importunação sexual contra alunas. Nesta quarta-feira (21), uma equipe da delegacia local cumpriu o mandado de prisão preventiva contra o docente. Segundo a Polícia Civil, seis vítimas fora ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 CANTOR DJAVAN PASSA MAL E É INTERNADO EM HOSPITAL DO RIO DE JANEIRO Foto: Divulgação Djavan foi internado em um hospital no Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (21). De acordo com o portal Em Off, o cantor foi submetido a exames de rotina, dentre eles uma colonoscopia, para verificar a saúde do intestino grosso.   A suspeita da equipe médica é que ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PREFEITO ZITO ENTREGA MATRÍCULAS DE MAIS DE 500 IMÓVEIS ATRAVÉS DO PROJETO MORAR LEGAL Garantir a dignidade da pessoa humana é um dos princípios norteadores do Projeto Morar Legal desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras por meio do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), que entregou nesta quarta-feira (21), matrículas referentes a mais 500 imóveis regularizados de famíli ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 DANIEL ALVES É CONDENADO A 4 ANOS E 6 MESES DE PRISÃO POR ESTUPRO     Sentença diz que o brasileiro jogou a mulher no chão do banheiro de uma boate em Barcelona, imobilizou-a e penetrou sem consentimento. O ex-jogador ainda terá que pagar uma indenização de mais de R$ 800 mil para a vítima e será vigiado por 5 anos após cumprir a pena. Sua defesa ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 TODOS CONTRA A DENGUE: PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO NO COMBATE ÀS ARBOVIROSESS A Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura, deu início nesta terça-feira (20), às Ações de Mobilização “Todos contra a Dengue” objetivando fortalecer o combate às arboviroses na Capital do Oeste. O ponto de encontro aconteceu no Parque Mult ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS AMPLIA SALAS DE VACINA PARA APLICAÇÃO DA BCG Com a proposta de ampliar a oferta da vacina BCG para os recém-nascidos do município e visando dinamizar o acesso da população ao serviço, bem como, o aumento da cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Barreiras aumentou o número de unidades de saúde com Salas de Vacina aptas para a apli ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PREFEITURA E ILUMINA BARREIRAS AVANÇAM NA EXECUÇÃO DO CRONOGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS EM BAIRROS DA CIDADE A Prefeitura de Barreiras, por meio da empresa Ilumina Barreiras, detentora da concessão de iluminação pública que segue inovando nas mudanças do parque de iluminação pública da Capital do Oeste e que executa o maior programa de iluminação no Oeste da Bahia, avança no cronograma de substi ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR BENEVIDES ANTÔNIO DE ALMEIDA Recebemos com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento do senhor Benevides Antônio de Almeida, pai da subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Gonçalves, ocorrido nesta segunda-feira (19), no povoado de Mutamba, em São Desidério. Aos 87 anos, seu Benevides Antônio de ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PARABÉNS SÃO DESIDÉRIO PELOS 62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
  • Compartilhe:

22/02/2024 ABL VAI EMPOSSAR NOVA DIRETORIA NESTE SÁBADO A Academia Barreirense de Letras promove no próximo sábado (24) a posse da nova diretoria com um evento solene no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho a partir das 19h30. Em seguida acontece um sarau de confraternização na sede da entidade. Criada para valorizar a produção literária loc ...
  • Compartilhe:

21/02/2024 PALESTRA IDEALIZADA PELA UMOB ABORDARÁ OS DESAFIOS JURÍDICOS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024 A UMOB – União dos Municipios do Oeste da Bahia estará realizando a palestra – Desafios Júridicos para as ELEIÇÕES MUNICIPAIS de 2024, com o advogado Ademir Ismerim Medina. Data: 28/02/2024 Local: Auditório da UNIDOMPEDRO Horas: 15h30 Inscrições clicando AQUI ou Qrcode na foto
  • Compartilhe:

21/02/2024 MANIFESTAÇÃO DE TAXISTAS MOSTRA O IMPACTO DOS APLICATIVOS DE MOBILIDADE NA CIDADE DE BARREIRAS A cidade de Barreiras viveu uma manhã de manifestação no Terminal Rodoviário do Município. O debate se deu entre os tradicionais serviços de táxi e os inovadores aplicativos de mobilidade, como o Karro, que recentemente instalou uma base para motoristas na rodoviária de Barreiras. Esse embat ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade