MOURÃO: ‘SE FOSSE PRESIDENTE, ESCOLHERIA OUTRAS PESSOAS PARA TRABALHAR’
8 de abril de 2019

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou neste domingo (7) que, se estivesse no lugar de Jair Bolsonaro, teria escolhido outras pessoas para trabalhar com ele no comando do governo. Durante encerramento da Brazil Conference, nos EUA, o vice fez um balanço dos cem primeiros dias do governo Bolsonaro –completos na quarta-feira (10)– e foi questionado sobre o que faria diferente caso fosse o presidente.

Em um primeiro momento, Mourão disse que agradecia a pergunta, mas que sua parceria com Bolsonaro era total. “Quando ele toma uma decisão, eu acato.”Questionado mais uma vez sobre possíveis mudanças na condução do país até aqui, o vice então respondeu: “Talvez pela minha personalidade, eu escolhesse outras pessoas para trabalhar comigo”.

Para Mourão, a grande participação de militares no governo Bolsonaro cria um risco de associação caso o governo falhe. Se nosso governo falhar, errar demais, não entregar o que está prometendo, essa conta irá para as Forças Armadas, daí a nossa extrema preocupação.”

O vice respondia à pergunta da plateia –formada por estudantes, professores e pesquisadores– sobre o papel dos militares no Planalto e a percepção do presidente Ernesto Geisel (1974-1979) de que governar não era tarefa das Forças –Geisel iniciou a transição do regime militar para o civil.

Sobre a comparação, Mourão declarou: “O general Geisel não foi eleito, eu fui”.

Nesse momento, o vice-presidente foi ovacionado pelo público. Uma pessoa, porém, gritou “ditadura nunca mais” e foi rapidamente retirada do auditório por seguranças.

Apesar de afirmar que a conta de um eventual fracasso do governo vai para o colo dos militares, Mourão tentou minimizar o peso da farda na gestão de Bolsonaro.

Ele disse que o presidente é “mais político do que militar”, pois está no Congresso há quase 30 anos e que os auxiliares no comando de pastas importantes, como o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), com o general Augusto Heleno, e a Secretaria de Governo, com o general Santos Cruz, já estavam na reserva.

Sob críticas de aliados de Bolsonaro por sua postura muitas vezes antagônica à do governo, Mourão fez questão de dizer que sua parceria com o presidente é total e que, quando o chefe do Planalto toma uma decisão, ele a acata.

Nas últimas semanas, Mourão tem se colocado do outro lado do tabuleiro nas principais polêmicas do governo. Na mais recente, enquanto Bolsonaro e seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, insistiam na ideia de que o nazismo foi um movimento de esquerda, Mourão disparou: “De esquerda é o comunismo, não resta nenhuma dúvida”.

O vice-presidente está nos EUA para uma série de compromissos entre Boston e Washington.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, o roteiro incomodou aliados de Bolsonaro, que avaliam os compromissos como reforço da tese de que o vice está tentando se firmar como figura plural e dissonante de Bolsonaro.

“Bolsonaro é tão criticado e, muitas vezes, tão pouco compreendido: a visão do presidente é muito clara, ele está trabalhando para as próximas gerações e não para as próximas eleições, ele tem firme em sua mente que, em 1º de janeiro de 2023, quando entregarmos o bastão para quem nos suceder, o país estará com as reformas prontas”, disse Mourão, diante de um auditório lotado composto por estudantes de Harvard, empresários e autoridades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador do Rio, Wilson Witzel, chamado de “dileto amigo”.

Mourão advertiu para o uso das redes sociais para disseminar o ódio. O vice-presidente tem sido alvo de diversos ataques do guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, e os filhos do presidente frequentemente usam as mídias sociais para atacar opositores.

“A revolução tecnológica dos últimos anos não trouxe exclusivamente benefícios, a velocidade da disseminação das informações favorece o conhecimento, mas também permite que operadores fora do sistema se aproveitem dessas plataformas para fins destrutivos, muitas vezes violentos e para semear o ódio”, afirmou.

“O Brasil e a Nova Zelândia foram palco recente dessa violência planejada e organizada nas mesmas redes sociais onde pessoas de bem trocam informações, compartilham experiências e imagens e cultivam relações de qualidade. Este é o nosso primeiro recado : não ao ódio.”

E o general apontou a crise ambiental e o protecionismo comercial como alguns dos principais desafios enfrentados pelo mundo hoje. Indagado, Mourão disse textualmente que o Brasil não irá abandonar o Acordo de Paris sobre o clima. “O Brasil tem uma responsabilidade enorme, não vamos sair do Acordo de Paris e vamos nos sujeitar ao que ali está colocado.”

Durante a campanha, Bolsonaro chegou a dizer que faria como o americano Donald Trump e abandonaria o acordo do clima, mas, depois, voltou atrás.

EDUCAÇÃO

O vice de Bolsonaro foi categórico ao dizer que há um problema no Ministério da Educação e que o presidente vai decidir nesta segunda-feira (8) o destino do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que protagonizou várias polêmicas na área nas últimas semanas e deve deixar o cargo.

“Estamos com um problema no Ministério da Educação. O presidente vai tomar uma decisão a esse respeito amanhã, de acordo com o que ele já definiu. Não sei se Vélez vai ser mantido, se o presidente vai mantê-lo ou colocar outra pessoa, mas temos que resolver esse problema de imediato”, declarou o vice-presidente.

Mourão comentou ainda a queda de popularidade do governo nos três primeiros meses e disse que vê os números “com naturalidade” pois há uma “ansiedade muito grande” nas pessoas, que querem mudança rápida.

“Existe uma ansiedade muito grande por parte da sociedade, as pessoas clamam por mudança, a taxa de desemprego está alta. Vejo com naturalidade essa queda inicial de popularidade. Tem gente que quer que a gente acelere as coisas, mas o Executivo não tem varinha de condão”.

Neste domingo, pesquisa do Datafolha registrou a pior avaliação após três meses de governo entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato desde a redemocratização de 1985.

Mourão tem sido alvo de críticas de aliados de Bolsonaro, que afirmam que o vice adota uma postura antagônica à do governo, reforçando a tese de que quer ser uma figura mais plural e dissonante do presidente.O vice, por sua vez, tem dito que sua posição é complementar à de Bolsonaro, mas não deixou neste domingo de fazer um discurso que habitualmente não seria ecoado pelo chefe do  Planalto.

Mourão falou, por exemplo, em cuidados sociais para resolver o problema da segurança pública no país. Ele disse que não adianta o Brasil ter uma polícia efetiva e um sistema carcerário reformado se as pessoas continuarem vivendo em condições degradantes nas favelas, por exemplo. Segundo ele, sem água, luz ou outros serviços, as pessoas são cooptadas pelo tráfico.

O general citou o encontro que teve neste sábado (6) com o professor Mangabeira Unger, conselheiro do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), grande crítico do governo Bolsonaro. Mas Mourão fez uma vigorosa defesa do livre mercado e redução do tamanho do Estado. “Durante vários anos, os brasileiros tentaram usar a máquina do Estado para resolver problemas e essa sistemática perversa afundou o país em uma das mais graves crises. O Estado se tornou ainda mais ineficiente e a corrupção atingiu níveis inimagináveis.”

Ele listou conquistas do governo Bolsonaro nos primeiros cem dias: redução do número de ministérios, formação de ministérios e gabinetes descartando distribuição de cargos em troca de apoio político, e o encaminhamento da reforma da Previdência e do pacote anticrime para apreciação do Congresso.

Mourão reiterou que a aprovação da reforma da Previdência é a prioridade número 1 do governo, seguida de reforma tributária, desburocratização, redução de regulamentações e ajuste fiscal.

E o vice-presidente voltou a criticar o chavismo na Venezuela. “Lá, houve a apropriação sistemática dos meios de produção por parte de um grupo corrupto, liderado pelo então presidente Hugo Chávez, e o país foi sucateado em beneficio dos integrantes do regime. A chegada de [Nicolás] Maduro ao poder, um líder fraco, sem o carisma do antecessor, somente acelerou o processo de deterioração que sofre aquele país.”

 

Via: Folha Press

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

29/09/2023 PF FAZ BUSCAS CONTRA GENERAL DA RESERVA EM INVESTIGAÇÃO SOBRE ATAQUES DE 8/1   A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (29) um mandado de busca e apreensão contra o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes. Ele é investigado sob suspeita de ter atuado na idealização do ataque às sedes dos Poderes, em 8 de janeiro. É a 18º fase da Operação Lesa Pátria. R ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 LEM: BATIDA ENTRE CARRO E CAMINHONETE DEIXA 3 PESSOAS MORTAS E 4 FERIDAS NA BR-020, PRÓXIMO AO NOVO PARANÁ Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas após uma batida entre um carro e uma caminhonete na manhã desta sexta-feira (29), na BR-020, próximo ao distrito do Novo Paraná, no município de Luís Eduardo Magalhães. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (29/09) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Com Lua cheia em seu signo, caminhos do coração e projeto de vida ficarão iluminados. A semana terminará com animação e emoções à flor da pele. Comece uma fase mais gostosa no casamento ou namoro, com planos a dois e realização de desejos. Chances de um novo e ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 MOTO FURTADA HÁ DOIS ANOS NO MARANHÃO É RECUPERADA PELA PRF EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Na tarde desta quarta-feira (27/09), a Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo furtado em abril/2021 no estado do Maranhão. O flagrante foi registrado por volta das 16h30, no KM 883 da BR 242, trecho do município baiano de Luís Eduardo Magalhães (BA). A ação foi desencadeada quando ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 TSE CONFIRMA BOLSONARO INELEGÍVEL; RESTA APENAS UM RECURSO O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por decisão unânime o recurso apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro contra a condenação que o deixou inelegível por oito anos. O julgamento ocorreu em plenário virtual e foi finalizado na noite desta quinta-feira (28). Agora, resta ao ex-preside ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 OGIÉ SE REÚNE COM LIDERANÇAS DE SANTA RITA DE CÁSSIA “DIÁLOGO TRANSPARENTE, CORDIAL, DEMOCRAÁTICO E RESPEITOSO” O líder da oposição- e pré-candidato a prefeito, o vereador Ogié, se reúne em Barreiras, com líderes importantes da política de Santa Rita de Cássia-Ba, o ex vereador Eri e ex candidato a prefeito Keno de Dedé. O encontro foi muito descontraído e o dialogo feito de forma democrática e co ...
  • Compartilhe:

28/09/2023 GUSTTAVO LIMA É A ATRAÇÃO PRINCIPAL DA LEVADA ELÉTRICA DESTE ANO; CONFIRA A DATA Os fãs de música sertaneja têm um motivo especial para comemorar este ano, pois o renomado cantor Gusttavo Lima está prestes a fazer uma apresentação inesquecível em Barreiras. No dia 22 de dezembro, a cidade se prepara para receber uma noite de entretenimento e música de alta qualidade no e ...
  • Compartilhe:

28/09/2023 BARREIRAS: CONHECIMENTO JURÍDICO E EMPREENDEDOR SERÃO DIFERENCIAIS DA ATUAÇÃO DO DR. ISMAEL PEDROSA NA POLÍTICA Ismael Pedrosa, renomado advogado e empresário, tem ganhado destaque como pré-candidato a vereador na cidade de Barreiras. Sua sólida formação jurídica e sua experiência como empresário o tornam um nome com potencial para contribuir significativamente para o desenvolvimento do município. Is ...
  • Compartilhe:

28/09/2023 EM AUDIÊNCIA COM A SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, PREFEITA JANDIRA E O SECRETÁRIO ALBERTO CARVALHO PEDEM NOVOS INVESTIMENTOS PARA O SETOR DE EDUCAÇÃO EM BAIANÓPOLIS   Em audiência com a secretária de Educação do Estado da Bahia, Adélia Maria Carvalho, a prefeita Jandira Xavier, o secretário de Finanças Alberto Carvalho, reforçaram a solicitação para  implantação de um curso técnico em agropecuária para a região de Lagoa Clara, além de faze ...
  • Compartilhe:

28/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO PUBLICA LISTA DE CONCESSÃO DE MIL LICENÇAS-PRÊMIO CONVERTIDAS EM PECÚNIA   A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (28), a lista de concessão de mil licenças-prêmio convertidas em pecúnia. A medida contempla o professor da carreira do magistério público estadual dos ensinos Fundamental ...
  • Compartilhe:

28/09/2023 EURES PEDE QUADRA POLIESPORTIVA EM COMUNIDADE DE BOTUPORÃ    O deputado Eures Ribeiro (PSD) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação em que pede ao diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Governo do Estado (Sudesb), Vicente José de Lima Neto, a construção de uma quadra poliesportiva coberta na comunidade d ...
  • Compartilhe:

28/09/2023 PREFEITURA DE BARREIRAS INTENSIFICA MANUTENÇÃO NA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA SEDE E NA ZONA RURAL Após a conclusão do processo licitatório para aquisição de lâmpadas e outros itens, a Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes vem intensificando os serviços de manutenção da iluminação pública de Barreiras. Esta manutenção é ininterrupta e abrange todos ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 LEM: PSB DEFINE AS ESTRATÉGIAS PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES   O Presidente do diretório municipal do PSB, Jarbas Rocha, esteve reunido com o deputado estadual e secretário de desenvolvimento econômico da Bahia, Ângelo Almeida, e alinharam as diretrizes do partido visando as eleições municipais de 2024. O secretário foi enfático: “liberdade ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 OGIÉ FURTADO, LIDERANÇA DE SANTA RITA DE CÁSSIA, SE REÚNE COM O DEPUTADO CAFU BARRETO   Santa Rita de Cássia, (27) – Em um encontro político marcante, o líder local e pré-candidato a prefeito de Santa Rita de Cássia, Ogie Furtado, reuniu-se com o deputado estadual Cafu Barreto para discutir questões cruciais para o desenvolvimento do município. O encontro, que ocor ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 BARREIRAS: PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES ALCIONE RODRIGUES EMITE NOTA SOBRE ATUAÇÃO DA EMBASA NA COMUNIDADE DO RIACHINHO   Vereador Alcione Rodrigues Embora a Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) tenha divulgado uma nota hoje na tentativa de explicar os motivos da falta de água na rede que abastece a comunidade de Riachinho, afetando também os moradores do Barreiras Norte e Buritis, é preciso esclarecer a dif ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 PREFEITA JANDIRA XAVIER E SECRETÁRIO ALBERTO CARVALHO SE REÚNEM COM A SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE E COM O DEPUTADO EURES RIBEIRO E REFORÇAM SOLICITAÇÃO DE OBRAS EQUIPAMENTOS PARA BAINÓPOLIS   A prefeita Jandira Xavier e o Secretário de Finanças de Baianópolis Alberto Carvalho participaram de uma reunião muito produtiva em Salvador com a secretária de Saúde Roberta Santana e o deputado estadual Eures Ribeiro. Na oportunidade Jandira e Alberto solicitaram obras e equipamentos ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 BARREIRAS: MORADORES FAZEM PROTESTO CONTRA FALTA DE ÁGUA NO BARREIRAS NORTE, BURITIS E RIACHINHO. EMBASA DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO Nesta quarta-feira, 27, os moradores das comunidades Barreiras Norte, Riachinho e Buritis, fizeram um protesto contra a Embasa pela falta de água nas três localidades. Revoltados os manifestantes queimaram pneus e interditaram a pista, segundo informações recebidas pelo Mural do Oeste. Diante da ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 BANCADA RURALISTA REAGE AO STF, INICIA OBSTRUÇÃO E ADERE Á PEC QUE LIMITA PODERES DO TRIBUNAL   Em reação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do marco temporal e por conta da retomada de temas como aborto e porte de drogas, a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e outras bancadas iniciaram obstrução e declararam apoio a um projeto de emenda à Constituiçã ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 PF PRENDE BOLSONARISTA QUE FEZ LIVE EM CADEIRA DE ALEXANDRE DE MORAES DURANTE ATAQUES DO 8/1   A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta (27) três mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão contra suspeitos de depredarem, instigarem, financiarem e fomentarem os ataques golpistas de 8 de janeiro. Um dos alvos é Aildo Francisco Lima, que fez uma live dur ...
  • Compartilhe:

27/09/2023 BARREIRAS ESTÁ ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS MAIS RICOS DO BRASIL NO AGRONEGÓCIO   A Capital do Oeste desponta mais uma vez no ranking nacional como município destaque. Desta vez, com a conquista da 25ª colocação na lista divulgada pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. O resultado tem por base a pes ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade