LIGAS ACADÊMICAS DA FASB E DA UFOB REALIZAM IV JORNADA INTEGRADA DE ORTOPEDIA DE BARREIRAS

06 de dez de 2018

Estudantes da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAORT), do curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LARDI), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), realizaram a IV Jornada de Ortopedia Integrada de Barreiras, nos dias 30/11 e 01/12, no auditório II, da Ufob. O evento contou com extensa programação, para um público de 170 inscritos, com 12 palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos.

 

O Dr. Luiz Jordan, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Bahia (SBOT-BA), disse, em seu discurso de abertura, que a entidade fez questão de estar presente no evento por entender a importância da programação de palestras para os jovens que estão no período de formação. Além de ministrar duas palestras, ele tratou da atuação da SBOT, em vários estados, com o intuito de fortalecer a representatividade da classe médica. “Esse trabalho será de grande relevância não só para os profissionais médicos, mas, também, para toda a sociedade. É um prazer enorme participar desse evento e ver essa sala cheia. Esse sucesso é sinal de que logo teremos outras edições e que os médicos e os futuros profissionais da medicina continuarão recebendo o conhecimento necessário para desempenhar um excelente trabalho”, finalizou.

 

 

O professor da FASB, Dr. Nivaldo Cardozo, coordenador da IV Jornada, falou, em sua palestra sobre ‘O manejo clínico das lesões do Manguito rotador’ e elogiou a parceria entre a FASB e a Ufob. “Essa jornada só foi possível devido à dedicação dos alunos, pois eles se empenharam imensamente. Estamos vivendo um momento importante, único, com a união dessas duas instituições de ensino em prol da ortopedia. Estamos cultivando uma semente para que, no futuro, possamos colher os frutos, com a realização de eventos ainda maiores”, declarou.

 

 

A nova realidade da Medicina no oeste baiano, com o advento do ensino superior nesta área, foi abordada por diversos palestrantes. “Antes o médico teria que sair do local de trabalho e viajar para participar de simpósios, jornadas e congressos de Medicina porque a região oeste da Bahia não oferecia esse tipo de evento. Mas a chegada dos cursos de Medicina da Ufob e da FASB criou o ambiente favorável, e é previsível que programações como esta aconteçam com mais frequência. Hoje nós estamos trazendo o conhecimento dos grandes centros para dentro da cidade de Barreiras”, comentou o Dr. Estéfano Queiroz, professor da Ufob e coordenador da LARDI, que palestrou sobre ‘avaliação radiológica das lesões no manguito rotador’.

Nas palestras outros temas foram abordados: Fraturas do fêmur proximal (Dr. Alexandre Meirelles); Atendimento inicial ao politraumatizado (Dr. Túlio Lira); Paciente em risco elevado de fratura (Dr. Luiz Jordan); Rabdomiólise (Dr. Rodrigo Mello); Curativos na prática ortopédica (Enf. José Carlos); Osteoporose (Luiz Jordan); Imobilizações (Dr. Roberto Rezende); Infecções oesteoarticulares (Dr. Igor Thadeu); Trauma raquimedular (Dr. Luiz Fernando); Enfermagem na ortopedia (Enf. André Pires); Patologias dolorosas da coluna lombar (Dr. Matheus Rizzo).

 MURAL DO OESTE / Com Araticum Comunicação

  • Compartilhe:

Publicidade