LEIA A SÍNTESE BIOGRÁFICA DO POETA ZECA PEREIRA

16 de maio de 2018

Biografia

Zeca Pereira (José Pereira dos Anjos), filho de Cezário Pereira dos Anjos e Domingas Maria dos Anjos, nasceu em 12 de maio de1977, no povoado Ilha do Vítor, município de São Desidério-BA. Na década de 1980, migrou para Barreiras- Ba, onde reside até hoje.

Em 1993, iniciou sua vida de folheteiro com uma lona pelo chão nas feiras livres, aos sábados, em Barreiras e, aos domingos, em São Desidério.

Em 2002, editou o seu primeiro cordel intitulado: Os lamentos de um ancião no asilo. Apesar de alguns erros de métrica, aos poucos, foi aprendendo a desenvolver melhor os versos e hoje ministra palestras e oficinas de cordel.
No ano de 2011, fez uma parceria com o poeta Flaviano Medeiros e juntos estiveram vendendo cordéis em cerca de 200 municípios nos estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Sergipe, Piauí, Maranhão, Ceará e Pernambuco. Em 2016, parou com as viagens para dedicar-se aos estudos e, neste mesmo período, fundou a Nordestina Editora, que vem editando cordelistas de todo o país.

Zeca Pereira, em 2017, idealizou e organizou o livro: CORDELISTAS CONTEMPORÂNEOS (COLETÂNEA 2017), reunindo mais de 50 cordelistas das cinco regiões do Brasil, o livro foi uma obra custeada pelos próprios autores e editado com os selos da NORDESTINA EDITORA e EDITORA VELOSO.

O poeta é membro da Academia Barreirense de Letras (ABL), tendo como patrono o cordelista Antônio Teodoro dos Santos (O poeta Garimpeiro). Zeca mantém, atualmente, um programa na rádio comunitária Nova FM (ZECA PEREIRA NA NOVA FM), em Barreiras. O programa é voltado para as músicas dos repentistas, aboiadores e emboladores, indo ao ar todos os sábados, das 18h às 20h.

  • Compartilhe:

Publicidade