LAVOURA PRODUTIVA: PROJETO DO GOVERNO ZITO BARBOSA QUE ESTÁ MUDANDO A REALIDADE DA ZONA RURAL

12 de mar de 2018

 

Roberto de Sena

Mural do Oeste

 

Em companhia do vereador Otoniel Teixeira, líder do prefeito na Câmara, passei o domingo visitando várias comunidades rurais na região do Rio Branco onde – por indicação de Otoniel – o Prefeito Zito Barbosa implantou o programa Lavoura Produtiva. A ideia é simples mas produz resultados impressionantes; a Prefeitura cadastra os pequenos produtores, disponibiliza técnicos, (engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas) que analisam a terra e  orientam os produtores sobre as melhores opções de cultura naquele local, em seguida a Prefeitura também disponibiliza máquinas para fazer o preparo do solo com gradeação, calcareamento, e as demais correções necessárias. Nas comunidades do Rio Branco foram utilizadas três patrulhas mecanizadas para atender o máximo de famílias possíveis.

O resultado disso: a produção aumentou muito. O milho, por exemplo, que praticamente não dava naquele região. agora, depois de todo apoio técnico que os produtores receberam e depois da preparação do solo, cresce belo e vigoroso. Com espigas de primeira qualidade. Nas varandas das casas é possível encontrar famílias inteiras já fazendo a debulha do feijão verde que vai abastecer a feira de Barreiras.

“Eu quero agradecer ao prefeito Zito Barbosa e ao vereador Otoniel por ter olhado para nós. Isso é uma riqueza, um presente”, disse Joaci Pimenta, presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Retiro e São Vicente.

Em todas as pequenas propriedades que passamos o verde explodia por todos os lados tornando ainda mais bela a paisagem. “Plantei mandioca, capim e feijão, veja que beleza que está” comemorou João Nascimento Cardoso, na localidade de São Vicente. Quem também não escondia o otimismo era Cícero José da Silva. “De agora em diante tenho certeza que todos os anos teremos esse apoio” afirmou.

O vereador Otoniel informou ao Mural, durante a viagem, que o objetivo do projeto é chegar as diversas comunidades rurais de Barreiras. “O prefeito Zito gosta muito deste tipo de iniciativa e é um incentivador do trabalho do homem do campo”. Otoniel conta ainda que foram abertas estradas novas ligando comunidades que estavam isoladas e que, tão logo passe o período das chuvas, a estrada principal de acesso as comunidades do Rio Branco será praticamente refeita. “A estrada é importante pois é por ela que este produtos serão escoados para a feira e para o comércio de Barreiras” disse.

O vereador entende que iniciativas como estas devem ser mostradas á população. “Um projeto como esse é uma vitrine da filosofia de trabalho desta gestão. Ou seja: o Prefeito optou por investir em ações que realmente mudem a realidade atual e transforme a vida das pessoas. Isso é o que estamos vendo aqui com essa alegria estampada no rosto dos pequenos produtores rurais,” comemorou o edil.

Para finalizar registro aqui o saboroso almoço servido na casa de seu Jaime, pai do vereador Otoniel. A mãe do edil foi quem preparou tudo. Uma delícia. Depois disso foi só deitar em uma rede na varanda da casa e tirar um cochilo ouvindo a chuva cair e o riacho cantar um pouco mais a frente. Belo domingo na zona rural de Barreiras.

  • Compartilhe:

Publicidade