GESTÃO DE ZITO BARBOSA FAZ FLIB GANHAR UMA NOVA DIMENSÃO.

17 de maio de 2018

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

 

Roberto de Sena

Mural do Oeste

 

Quero começar este texto deixando as questões políticas de lado e pensando apenas na consolidação da cultura de Barreiras.

Assim sendo, quero sem meias palavras, louvar a atitude do governo do prefeito Zito Barbosa pela decisão de colocar a Flib – Festa Literária de Barreiras – como uma das prioridades da gestão. Pode você, leitor ou leitora, gostar ou não do prefeito, ser aliado ou adversário mas, diante do apoio a cultura (pelo menos na minha opinião), o que se pode fazer é aplaudir. É o que pede o momento.

Não há outra atitude a tomar.

A Festa Literária de Barreiras começa nesta quinta-feira e será encerrada no sábado, 19. Vamos viver dias emocionantes tendo contato com escritores de projeção nacional e uma vasta programação cultural envolvendo Universidades, escolas de ensino fundamental, ensino médio, shows, palestras, uma exposição extraordinária com poemas de Paulo Leminski, um dos maiores poetas brasileiros, debates sobre poesia, prosa, cordel, jornalismo impresso e jornalismo digital. Veremos figuras de nossa cidade como é o caso de Bosco Fernandes, da professora Ignês Pitta e tantos outros, recebendo as homenagens que merecem pelo que realizam pela cultura de Barreiras.

É uma apoteose. É uma celebração.

E mais: vamos ter também a poesia digital, o uso da tecnologia e as novas mídias a serviço da literatura. Estive agora no final da tarde no espaço da Festa Literária e não contive a admiração e a alegria ao ver a dimensão da estrutura que foi montada para oferecer o melhor aos escritores que estarão no local e ao público que terá a rara oportunidade de travar contato com um mundo novo de ideais e pensamentos que fazem a arte ser, uma necessidade tão fundamental a sobrevivência humana, como respirar, comer, dormir, etc.

E onde entra o reconhecimento ao governo municipal representado pelo prefeito Zito Barbosa? Entra no fato dele ter abraçado a ideia, ter colocado o tema no centro da sua gestão e ter decidido dinamizar a cultura de Barreiras. O que a Prefeitura oferece nesta Festa Literária aos escritores de nossa cidade é algo muito importante e jamais visto. São 16 obras de escritores locais, muitos deles  há anos acalentavam o sonho de publicar um livro e nunca tiveram oportunidade. Nunca lhes foi dada a chance. Agora já não é mais sonho. É realidade. O prefeito foi sensível a essa causa e autorizou a impressão das obras.

Na condição de militante da cultura dessa terra, há 30 anos trilhando o mesmo caminho, com 9 livros publicados no peito e na raça,  reconhecer esta ação do governo municipal é o mínimo que eu posso fazer e o faço de peito aberto e alma livre.

Faço isso na certeza de que não estou exercendo o sabujismo, pois, como todos sabem, sempre que preciso foi, fiz minhas críticas, mantendo a  seriedade e o equilíbrio em que as críticas devem ser feitas. No entanto sempre que entendo que algo do governo merece ser destacado, o faço também sem qualquer problema.

Repito: são 16 autores barreirenses que terão seus livros publicados durante a Festa Literária de Barreiras. É um feito extraordinário e, mesmo aqueles que são adversários do prefeito, devem, por grandeza, por ser justo, aplaudir.

Fora isso, a Festa Literária com a organização que vem tendo, com infra-estrutura que foi disponibilizada, tendo em sua coordenação a competente professora Nelma Arônia(UNEB), tendo participações de entidades fundamentais para Barreiras como a própria UNEB, a UFOB, a Secretaria da Educação e Cultura na pessoa da professora Katia Alencar e contando com brilhante trabalho da Diretora de Cultura Emília Moreno, inaugura uma etapa nova para a cultura de nossa cidade.

Posso, no calor da emoção em que escrevo este artigo e já tocado pela beleza da Festa, exagerar no que digo. Desculpem-me pelos excessos mas acho que a iniciativa  preenche um vácuo em nossa cidade ao se oferecer a arte como antídoto contra a violência e a barbárie.

Encerro dizendo que precisava escrever este artigo para agradecer ao prefeito Zito Barbosa por essa demonstração de respeito pela cultura de Barreiras.

Se não fizesse isso, não ficaria em paz comigo mesmo. Lutei por isso por muito tempo e sinto uma imensa alegria ao ver tudo isso sendo realizado.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
  • Compartilhe:

Publicidade