CÂMARA AUMENTA VALIDADE DA CNH PARA 10 ANOS
25 de junho de 2020

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (24) a votação do projeto de lei que modifica o Código de Trânsito Brasileiro. Entre as alterações está o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vinculação da suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração. A matéria segue para o Senado.

De origem do Poder Executivo, o projeto foi entregue à Câmara pelo presidente Jair Bolsonaro em junho do ano passado. Na votação desta tarde, parlamentares aprovaram um dos 13 destaques que pretendiam alterar o texto. Foi retirado o trecho que previa o prazo de cinco anos para os condutores que exercem atividade remunerada em veículo, como motoristas de ônibus ou caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo serem submetidos a exames médicos e avaliações psicológicas.

O texto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Juscelino Filho (DEM-MA), que estabelece a validade de dez anos da CNH para condutores com até 50 anos de idade. Atualmente, o prazo é de cinco anos, independentemente da idade do motorista. A validade da habilitação continuará de cinco anos para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos. A renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas acima de 70 anos.

Pontuação

O deputado Juscelino Filho definiu uma escala com três limites pontuação para que a CNH seja suspensa: com 20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima; ou 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima.

Em que pese a alegação do governo de que o limite atual é bastante rigoroso, principalmente para aqueles que exercem atividade remunerada ao volante, entendemos que a simples ampliação do limite pode estimular o cometimento de infrações que atentam contra a vida e a integridade física das pessoas”, argumentou Juscelino Filho.

A proposta do governo proposta alterava, de 20 para 40, o limite máximo de pontos que um motorista pode acumular, em até 12 meses, sem perder a licença para dirigir.



Parlamentares estabeleceram multa para quem transportar criança de
até 10 anos sem cadeirinha de segurança
 – Arquivo Agência Brasil

Cadeirinha

Parlamentares estabeleceram multa para quem transportar criança de até 10 anos, que ainda não atingiram 1,45 m de altura, sem a cadeirinha de segurança. Pelo texto, o descumprimento desta regra ocasionará uma multa correspondente a uma infração gravíssima.

Com a determinação, deputados derrubaram o trecho do projeto do governo que previa apenas advertência por escrito, sem a multa, aos condutores que transportarem crianças de até 7 anos sem a cadeirinha.

A estrutura de crianças até essa idade ainda está em fase de desenvolvimento e, portanto, seus ossos e órgãos são mais frágeis que os de um adulto. Além disso, especialistas afirmam que crianças com idade inferior não tem a destreza suficiente para sustentar-se adequadamente na garupa dos veículos de duas rodas. A medida equipara todas as idades mínimas em 10 anos: para que a criança seja transportada no banco dianteiro ou em motocicleta e para que utilize dispositivo de retenção”, explicou Juscelino Filho.

Exame de aptidão física e mental

A medida prevê que os exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, respectivamente com titulação de especialista em medicina do tráfego e psicologia do trânsito, conferida pelo respectivo conselho profissional.

Pelo texto, médicos e psicólogos terão três anos a partir da publicação da lei para obterem essa especialização.

Motocicletas

A proposta permite a passagem de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes no mesmo sentido da via quando o fluxo de veículos estiver parado ou lento. Entretanto, o texto define os seguintes critérios:

– Havendo mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda.

– Havendo faixa exclusiva para veículos de transporte coletivo à esquerda da pista, esta será desconsiderada para passagem de motocicletas.

– Não será admitida a passagem entre a calçada e os veículos na faixa a ela adjacente.

– A passagem de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas laterais deve ocorrer em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos.

– Os órgãos locais poderão implementar áreas de espera específicas para esses tipos de veículos  junto a semáforos, imediatamente  à frente da linha de retenção dos demais veículos, na forma definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Recall

O texto aprovado torna a convocação de concessionárias para o reparo de defeitos nos veículos uma condição para o licenciamento anual do veículo a partir do segundo ano após o chamamento para o recall.

Segundo o relator, são frequentes os casos de descumprimento desses chamados. “A ideia [da proposta] é reduzir o tempo em que o veículo circulará com recall pendente, minimizando o risco de acidentes de trânsito”, completou o deputado.

Cadastro positivo de condutores

O texto cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), no qual deverão constar os dados dos condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita a pontuação, nos últimos doze meses. Entre os objetivos do cadastro está a possibilidade de concessão de descontos na contratação de seguros.

Com esse cadastro, esperamos estimular a condução responsável, premiando os bons condutores. Para isso estamos propondo sorteio anual do valor correspondente a 1% do montante arrecadado pelo Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) aos condutores cadastrados. Também estamos possibilitando aos entes federados a utilização do cadastro positivo para conceder benefícios fiscais e tarifários”, argumentou Juscelino Filho.

Da Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

23/02/2024 NATHÁLIA QUEIROZ, FILHA DE QUEIROZ DA SANTA LUZIA E DE DONA LIDELCI QUEIROZ, SE FORMA, NA UFOB, NO CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL     Nathália Queiroz, filha do ativista politico Queiroz da Santa Luiza e de dona Lindelci Queiroz, irmã de Daniela Queiroz, vive um momento de extrema felicidade com toda a família, parentes e amigos. Ela se formou de forma brilhante no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental pela U ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 OGIÉ FURTADO EX-PRESIDENTE DA CAMARA DE SANTA RITA SE REÚNE COM PRESIDENTE ESTADUAL DO PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA ORGANIZANDON A PRÉ-CAMPANHA A PREFEITIO         O pré-candidato a prefeito de Santa Rita de Cássia, Ogié Furtado se reuniu em Barreiras com o presidente estadual do PMB, Partido da Mulher Brasileira, senhor Wanderley para tratar de assuntos da sua pré-campanha em Santa Rita. Participaram do encontro a Dra. Paloma, ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 AOS 80 ANOS, MORRE WILSON FITTIPALDI, EX-PILOTO DE FORMULA 1 Foto: Reprodução / Instagram Morreu nesta sexta-feira (23), o ex-piloto da Fórmula 1, Wilson Fittipaldi Júnior. Wilson faleceu vítima de complicações provocadas por parada cardíaca sofrida em dezembro após um engasgo. Ele era irmão mais velho do também ex-piloto de F1, Emerson Fittipaldi. ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 MORAR LEGAL: PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGA MATRÍCULAS DE MAIS DE 500 IMÓVEIS REGULARIZADOS PARA FAMÍLIAS DE VÁRIOS BAIRROS Garantir a dignidade da pessoa humana é um dos princípios norteadores do Projeto Morar Legal desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras por meio do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), que entregou nesta quarta-feira (21), matrículas referentes a mais 500 imóveis regularizados de famíli ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 BOMBEIROS DO 17º BATALHÃO MARCAM PRESENÇA NO 62º ANIVERSÁRIO DE SÃO DESIDÉRIO E PROTAGONIZAM MOMENTO EMOCIONANTE DURANTE EVENTO FESTIVO   Nesta quinta-feira (22), as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar se destacaram no 62º aniversário de São Desidério, participando ativamente das celebrações. Um dos pontos altos foi o Eco Bike Masculino, onde os bombeiros acompanharam os ciclistas em um percurso de 38km, partin ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS MANTÊM PARCERIA COM PROGRAMA JOVEM APRENDIZ NO CAMPO, AULA INAUGURAL FOI NESSA TERÇA-FEIRA   O secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques, e o chefe de gabinete, Melchisedec Neves, marcaram presença na aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, em 2024. A iniciativa é promovida pelo Instituto Aiba (Iaiba), em parceria com a Associação de Ag ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 BARREIRAS: JUSMARI MINISTRA AULA INAUGURAL NO COLÉGIO ANTONIO GERALDO A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, cercada de correligionários e admiradores, proferiu uma aula inaugural no Colégio Antônio Geraldo, um dos mais tradicionais de Barreiras. O evento foi nesta quarta -feira e centenas de pessoas compareceram para ouvir a secretári ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 DÍVIDAS RENEGOCIADAS NO DESENROLA BRASIL SOMAM R$ 35, 6 MILHÕES   A cerca de 40 dias do fim do prazo, o Desenrola Brasil renegociou R$ 35,6 bilhões em dívidas, divulgou nesta terça-feira (20) o Ministério da Fazenda. Ao todo, 12 milhões de brasileiros refinanciaram 17 milhões de débitos, que foram retirados de cadastros negativos, reparcelados ou qui ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PROFESSOR É PRESO NO INTERIOR BAIANO ACUSADO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA ALUNAS   Foto: Divulgação / Polícia Civil Um professor foi preso em Amargosa, no Recôncavo, acusado de importunação sexual contra alunas. Nesta quarta-feira (21), uma equipe da delegacia local cumpriu o mandado de prisão preventiva contra o docente. Segundo a Polícia Civil, seis vítimas fora ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 CANTOR DJAVAN PASSA MAL E É INTERNADO EM HOSPITAL DO RIO DE JANEIRO Foto: Divulgação Djavan foi internado em um hospital no Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (21). De acordo com o portal Em Off, o cantor foi submetido a exames de rotina, dentre eles uma colonoscopia, para verificar a saúde do intestino grosso.   A suspeita da equipe médica é que ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PREFEITO ZITO ENTREGA MATRÍCULAS DE MAIS DE 500 IMÓVEIS ATRAVÉS DO PROJETO MORAR LEGAL Garantir a dignidade da pessoa humana é um dos princípios norteadores do Projeto Morar Legal desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras por meio do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), que entregou nesta quarta-feira (21), matrículas referentes a mais 500 imóveis regularizados de famíli ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 DANIEL ALVES É CONDENADO A 4 ANOS E 6 MESES DE PRISÃO POR ESTUPRO     Sentença diz que o brasileiro jogou a mulher no chão do banheiro de uma boate em Barcelona, imobilizou-a e penetrou sem consentimento. O ex-jogador ainda terá que pagar uma indenização de mais de R$ 800 mil para a vítima e será vigiado por 5 anos após cumprir a pena. Sua defesa ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 TODOS CONTRA A DENGUE: PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO NO COMBATE ÀS ARBOVIROSESS A Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura, deu início nesta terça-feira (20), às Ações de Mobilização “Todos contra a Dengue” objetivando fortalecer o combate às arboviroses na Capital do Oeste. O ponto de encontro aconteceu no Parque Mult ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS AMPLIA SALAS DE VACINA PARA APLICAÇÃO DA BCG Com a proposta de ampliar a oferta da vacina BCG para os recém-nascidos do município e visando dinamizar o acesso da população ao serviço, bem como, o aumento da cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Barreiras aumentou o número de unidades de saúde com Salas de Vacina aptas para a apli ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PREFEITURA E ILUMINA BARREIRAS AVANÇAM NA EXECUÇÃO DO CRONOGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS EM BAIRROS DA CIDADE A Prefeitura de Barreiras, por meio da empresa Ilumina Barreiras, detentora da concessão de iluminação pública que segue inovando nas mudanças do parque de iluminação pública da Capital do Oeste e que executa o maior programa de iluminação no Oeste da Bahia, avança no cronograma de substi ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR BENEVIDES ANTÔNIO DE ALMEIDA Recebemos com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento do senhor Benevides Antônio de Almeida, pai da subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Gonçalves, ocorrido nesta segunda-feira (19), no povoado de Mutamba, em São Desidério. Aos 87 anos, seu Benevides Antônio de ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PARABÉNS SÃO DESIDÉRIO PELOS 62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
  • Compartilhe:

22/02/2024 ABL VAI EMPOSSAR NOVA DIRETORIA NESTE SÁBADO A Academia Barreirense de Letras promove no próximo sábado (24) a posse da nova diretoria com um evento solene no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho a partir das 19h30. Em seguida acontece um sarau de confraternização na sede da entidade. Criada para valorizar a produção literária loc ...
  • Compartilhe:

21/02/2024 PALESTRA IDEALIZADA PELA UMOB ABORDARÁ OS DESAFIOS JURÍDICOS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024 A UMOB – União dos Municipios do Oeste da Bahia estará realizando a palestra – Desafios Júridicos para as ELEIÇÕES MUNICIPAIS de 2024, com o advogado Ademir Ismerim Medina. Data: 28/02/2024 Local: Auditório da UNIDOMPEDRO Horas: 15h30 Inscrições clicando AQUI ou Qrcode na foto
  • Compartilhe:

21/02/2024 MANIFESTAÇÃO DE TAXISTAS MOSTRA O IMPACTO DOS APLICATIVOS DE MOBILIDADE NA CIDADE DE BARREIRAS A cidade de Barreiras viveu uma manhã de manifestação no Terminal Rodoviário do Município. O debate se deu entre os tradicionais serviços de táxi e os inovadores aplicativos de mobilidade, como o Karro, que recentemente instalou uma base para motoristas na rodoviária de Barreiras. Esse embat ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade