BOM JESUS DA LAPA: EQUIPAMENTOS MÉDICOS PASSAM POR TESTES NO HOSPITAL CARMELA DUTRA

11 de abr de 2018

Arco cirúrgico

Técnicos da empresa Philips, fabricante do arco cirúrgico, equipamento que ajudará  médicos cirurgiões do Hospital Carmela Dutra na realização das mais difíceis cirurgias, com o uso imagens dinâmicas e claras, estiveram em Bom Jesus da Lapa com a equipe da Prefeitura e Secretaria municipal de Saúde, para treinar os profissionais locais na operação do equipamento.

Arco cirúrgico em funcionamento (Foto:Ascom)
Arco cirúrgico em funcionamento (Foto:Ascom)

A assessoria do município explicou que no treinamento de hoje para instalação do arco cirúrgico, foi realizado o procedimento de colangiografia, que também é chamado de Colangio Pancreato Endoscopia. Exame de alta complexidade, que pode salvar vidas e permite a visualização do trajeto da bile desde o fígado até o duodeno e identificar eventuais obstruções dos canais por onde a bile passa, bem como outras lesões, estenoses ou dilatação desses ductos. Esses canais podem ser obstruídos por tumores, cálculos biliares, parasitas ou corpo estranho.

O equipamento está instalado no Hospital Carmela Dutra e de acordo com a Secretaria de Saúde, após o treinamento, o arco cirúrgico já será usado diariamente para procedimentos complexos de cirurgias. Sendo mais um passo para a regionalização da saúde em Bom Jesus da Lapa, que também ganhará leitos de UTI e novos equipamentos.

  • Compartilhe:

Publicidade