BARREIRAS: GRANDES ATRAÇÕES E EXCELENTE ESTRUTURA MARCAM O BARREIRAS FOLIA 2018

08 de fev de 2018

Roberto de Sena – Mural do Oeste

O carnaval de Barreiras  – batizado de BARREIRAS FOLIA –  que começa nesta sexta-feira, 09, além de ter uma excelente grade de atrações se destaca pelo fato de aquecer a economia da cidade gerando mais de 3 mil empregos e com os hotéis mais próximos do circuito da folia quase todos lotados. Com atrações do porte de Daniela Marcury, Margareth Menezes, Jamil, Tuca Fernandes, Jau, Armandinho, entre outros, o carnaval será uma grande festa mas também terá um impacto considerável na economia de Barreiras uma vez que movimenta deste os pequenos ambulantes, barraqueiros, restaurantes, frota de táxi, linhas de ônibus, lojas, supermercados, bares, etc.O empresário do ramo de entretenimento, Luiz Pedro de Souza que já virou sinônimo de festa e alegria em Barreiras e na região Oeste, disse que, por determinação do prefeito Zito Barbosa, procurou montar a melhor estrutura possível para o carnaval 2018. “O prefeito Zito gosta das coisas bem feitas e se dedicou a resgatar o carnaval de Barreiras que já algum tempo não era realizado. Ele proporcionou as condições para que a festa tivesse essa bela estrutura pronta para receber milhares de pessoas. Não tenho dúvida que será o carnaval mais organizado da história de Barreiras e que vai agradar a toda população da cidade, aos visitantes, aos turistas e a todo povo da região Oeste” frisou. Luiz Pedro sabe o que está falando. Ele é dono de uma história de sucesso no ramo de entretenimento, trouxe a Barreiras grandes nomes da música brasileira e participou de momentos memoráveis da história da cidade. Humilde ele gosta de repetir “Eu sou apenas um colaborador, o mérito é todo do prefeito Zito Barbosa que vem fazendo o melhor para a população barreirense” disse.
Ele elogia a coragem e a determinação do prefeito Zito Barbosa em apostar no carnaval, investindo em uma festa popular que vai agradar ao grande público mas também vai aquecer a economia da cidade. “Zito é um gestor moderno que vem dinamizando a administração pública e resgatando a autoestima do povo de Barreiras. A cidade voltou a ser o referencial da região, a capital do Oeste e é por isso que tem condições de oferecer um grande carnaval  que é uma vitrine da cidade, uma marca importante de Barreiras, que diz muito do orgulho do povo  desta cidade”, considerou. A partir desta sexta os foliões que estiverem nos circuitos da folia além de se esbaldarem atrás dos sete trios elétricos que descerão a avenida ainda poderão desfrutar de inúmeros produtos que serão comercializado no carnaval. Foram  credenciados  200 ambulantes, 30 pontos de lanches, 30 restaurantes, 30 capeteiros e 20 food trucks. “É por isso que eu digo que o carnaval tem um poder imenso de aquecer a economia. Esse é um dos maiores benefícios que a festa proporciona a cidade” considera o empresário. Ele cita ainda  a parceria com o Sebrae que possibilitou a realização de oficinas de capacitação para promover o aprendizado sobre atendimento ao turista, controle financeiro e manipulação de alimentos. “È uma inovação, fruto da visão administrativa do nosso prefeito” diz Luiz Pedro.
A bela estrutura contempla também o carnaval cultural que será realizado na praça Landulfo Alves. “Os foliões mais saudosistas que gostam de um outro padrão de carnaval terão uma festa da melhor qualidade” afirmou. Outro especto que ele considera relevante é a democratização do carnaval. “Temos os blocos de abadá, temos os blocos culturais e teremos também boas opções para o folião da pipoca como é popularmente chamado. Ou seja: o prefeito pensou em todos, inclusive as crianças que também terão oportunidade de se divertirem neste carnaval” explicou.
A história de Luiz Pedro em Barreiras é longa. Um dos primeiros artistas que ele trouxe foi Amado Batista no dia 17 de julho de 1992, portanto no século passado. A experiência foi tão bem sucedida que, de lá para cá, ele não parou mais. Trouxe a Banda Mel, Banda Eva, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Zezé de Camargo e Luciano, Fafá .de Belém, Roberta Miranda, Chiclete com Banana, Margareth Menezes, Roupa Nova e nomes do primeiro time da MPB como Gilberto Gil e, mais recentemente, Oswaldo Montenegro.
Foi de Luiz Pedro também a ideia para mudar o carnaval de Barreiras do Centro Histórico para as avenidas Clériston Andrade e ACM ainda na primeira gestão de Antonio Henrique no ano de 1997. “Na época algumas entidades foram contra. Mas no final tudo deu muito certo e fizemos a festa até o ano de 2004.”
No currículo de Luiz Pedro constam ainda Carnavais de Palmas, Porto Nacional no Tocantins em 2005 e 2006, o carnaval de Correntina de 2004 a 2008, 3 anos do São João de Irecê, o São João de São Desidério e de 2004 a 2016 a Vaquejada de Formosa do Rio Preto, participa atualmente do carnaval de Salvador há 8 anos, tanto pela Bahiatursa quanto pela Prefeitura. Também fez o carnaval nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Ilhéus. Luiz é um dos fundadores do bloco Pilek, um dos melhores de Barreiras, que existe desde 1996.
A sua empresa tem um escritório no Mundo Plaza em Salvador e outro em Barreiras. Luiz Pedro tem 60 anos é casado com dona Kênia, ele é pai de cinco filhos e vive um momento especial em sua vida. “Graças a Deus estou passando por uma fase de muita serenidade, olhando as coisas belas da vida com alegria e procurando viver com harmonia, equilibro e felicidade” filosofa.
O empresário conclui a entrevista dizendo que o Barreiras Folia é um produto que deve ser vendido para todo o Brasil como o melhor carnaval do interior da Bahia. “O potencial de Barreiras é imenso. Podemos atrair turistas de Brasilia, do Piaui, de Goiás, do Tocantins e até de Minas Gerais, além de outras cidades da região. Temos rios maravilhosos, uma natureza exuberante e fazemos um belo carnaval. Isso significa festa mas também significa emprego e renda para milhares de pessoas” finalizou.

 

  • Compartilhe:

Publicidade