BARREIRAS É ELEITA A MELHOR CIDADE PARA FAZER NEGÓCIOS NO AGRO
8 de dezembro de 2023

 

 

Foto – Aeroporto de Barreiras: terminal tem estrutura simples, dos anos de 1980 (Rafael Balago/Exame)
‘Capital do Oeste’ vive momento de expansão de comércio, serviços e mercado imobiliário e tem espaço para ampliar produção

Rafael Balago
Publicado em 7 de dezembro de 2023 às, 12h00.

BARREIRAS, BAHIA – Não é comum esperar um voo sentado embaixo de uma árvore ao ar livre. Mas é assim no aeroporto de Barreiras. O pequeno terminal, sem ar-condicionado e com telhas antigas de cerâmica, tem uma lanchonete simples com mesas ao ar livre como sala de espera. Mas basta prestar atenção nas conversas ao redor para ver que a simplicidade do local está longe de significar pobreza. Ali, sentados em mesas dobráveis de madeira, empresários do agro ligam seus notebooks de ponta para fazer contas, analisam relatórios e falam sobre seus negócios, que envolvem milhões de reais.

A cidade foi eleita a melhor para fazer negócios na agropecuária, segundo ranking da consultoria Urban Systems, publicado com exclusividade pela EXAME. Entre os pontos de destaque, Barreiras teve neste ano uma alta de 36% na exportação de produtos agropecuários, o que representa 302.000 toneladas, e a cidade tem uma parcela maior de trabalhadores do agro que ganham acima de cinco salários mínimos, na comparação com outros municípios.

Com 159.000 habitantes, a cidade viveu um boom nos últimos anos e se consolidou como “capital do Oeste”, onde fazendeiros da região gastam parte de seus ganhos. Pelas ruas, se espalham lojas de roupas, algumas de grifes, restaurantes variados e padarias elegantes. Elas dividem as calçadas com muitas clínicas, de oftalmologia a botox. A cidade ainda é sede de várias sucursais de órgãos federais, como o DNIT e a Justiça Federal, e de escolas, o que atrai muitos visitantes de cidades vizinhas todos os dias e gera um pequeno engarrafamento nos horários de pico nos acessos à cidade.

“Praticamente todos os pecuaristas da região moram em Barreiras, apesar de as atividades deles ficarem nos municípios próximos”, diz Davi Schmidt, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras.

O mercado imobiliário vive um momento de forte alta, com vários prédios subindo entre as casas, com variedade e preços que lembram os de São Paulo. Há desde prédios com apartamentos studio até moradias de 400 metros quadrados, que praticamente dobraram de preço na última década e são vendidos rapidamente após o lançamento, seja como moradia ou investimento.

“Houve uma grande migração do pessoal do Sul para o Oeste da Bahia a partir dos anos 1980, e hoje os filhos deles estão na idade entre 25 e 40 anos. Estamos produzindo imóveis para essa segunda geração de produtores”, conta Henrique Leão, CEO da construtora Solare, que movimenta atualmente 500 milhões de reais em VGV (Volume geral de vendas) e tem nove canteiros de obra na região.

“Hoje em dia a expansão das áreas agricultáveis do Oeste da Bahia está vindo na direção do rio São Francisco, e isso vai beneficiar Barreiras, que receberá mais produtores”, diz Leão.

(FOTO) Henrique Leão, CEO da construtora Solare

Barreiras se beneficia de um boom regional, que tem a cidade de Luís Eduardo Magalhães – ou apenas LEM — como centro. Mas enquanto LEM vive um crescimento mais desordenado, com enorme população flutuante, Barreiras acena com mais estabilidade. “Em LEM, muitos negócios começam e fecham, são mal planejados. Em Barreiras, não tem aventureiro”, diz um empresário da região, sob anonimato.

Outra vantagem de Barreiras é a logística. Além de ter o único aeroporto comercial da região, a cidade é também um entroncamento de três rodovias federais e duas estaduais. Nos últimos anos, o avanço foi sentido literalmente nas ruas: o total de vias asfaltadas superou 200 km e está perto dos 100% da malha urbana. Houve também melhorias como a inauguração de novas escolas e hospitais, pagas com o aumento da arrecadação de impostos e uma melhor gestão.

“Tínhamos uma inadimplência de 70% do IPTU, e hoje é de 15%. As pessoas passaram a pagar os impostos porque viram que estavam tendo retorno. E a atração de empresas aumentou a arrecadação com ICMS e ISS”, diz Zito Barbosa, prefeito de Barreiras, que assumiu a cidade em 2017 e está no segundo mandato.

O avanço agrícola na região começou a partir dos anos 1970, quando novas tecnologias favoreceram as plantações no Oeste da Bahia. Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão), foi um dos pioneiros. Ele veio de Santa Catarina com o pai, nos anos 1980, e conta que a região, por ser plana, favoreceu a adoção da mecanização. O avanço de novas técnicas, como usar mais calcário para corrigir a acidez do solo, fizeram a produção deslanchar a partir dos anos 1990, com soja e algodão. Hoje, a região também tem muitos negócios envolvendo pecuária, feijão, café e cacau.

No entanto, não foi um processo fácil. “Muitos dos produtores vieram, mas nem todos prosperaram. O clima tem irregularidade. As pessoas que ficaram se adaptaram à tecnologia, à natureza e ao clima. E os filhos dessas pessoas vivenciaram isso, foram estudar e estão retornando. Eles têm o legado dos pais, mas agora são mais bem qualificados”, diz Bergamaschi. Muitas vezes, a capacitação é feita ali mesmo. Um dos avanços foi a expansão das universidades locais, como a criação da Ufob (Universidade Federal do Oeste da Bahia), em 2013, e um campus da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), que oferecem cursos variados, como engenharia agronômica, direito e medicina. As universidades buscam se aproximar dos produtores para criar um ecossistema de inovação.

(FOTO) Prédios novos em Barreiras: cidade vive boom de novas construções

“Aluno nosso já tem startup. Nosso projeto aqui na universidade é impulsionar um parque tecnológico. Temos profissionais altamente qualificados, mas quem determina para onde vai a tecnologia é o setor produtivo”, diz Erick Cajavilca, superintendente de Inovação da Ufob.

Ele recebeu a reportagem em um laboratório que reúne vários modelos de impressoras 3D, onde alunos desenvolvem projetos como tentar criar um tipo de embalagem que preserve melhor as frutas durante o transporte. As mesas e cadeiras dali foram compradas com dinheiro de um fundo mantido pelos produtores locais, que se beneficiam de avanços técnicos como a melhora na irrigação.

“Há 15 anos, você tinha um pivô que jogava água a quatro metros de altura do solo, e perdia metade da água por evaporação antes de chegar ao solo. Hoje temos pivôs bem mais eficientes, técnicas de tratamento do solo e de sementes que fazem a região ser altamente produtiva”, diz Cavajilca.

Para o futuro, a região caminha em duas direções. Uma delas é o avanço de indústrias ligadas ao agro, como a produção de fios de algodão e de laticínios, embora o suprimento de energia deixe a desejar. “Quando a gente tiver uma malha energia de qualidade, a explosão do segundo setor, da indústria, aí ninguém segura”, afirma Odacil Ranzi, presidente da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia).

Outra expectativa é a chegada da ferrovia Fiol, que conectará Barreiras ao porto de Ilhéus e à ferrovia Norte-Sul, em Tocantins, abrindo novos caminhos para escoar a produção. O trecho 1 da Fiol foi leiloado em 2021, e a parte 2, que chegará a Barreiras, ainda não tem data prevista para a concessão.

Daqui a alguns anos, os empresários da área poderão frequentar terminais modernos para ver a produção embarcar. Mas, enquanto isso, não param para esperar: grupos de fazendeiros se uniram para asfaltar estradas vicinais, com os custos rateados entre eles e, na falta de um aeroporto melhor, vão tocando seus negócios na sombra das árvores antes do próximo voo decolar.

(FOTO) Vista aérea de Barreiras, na Bahia

Como funciona o ranking

O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a EXAME. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

Na categoria Saúde, são analisados 8 indicadores, incluindo percentual de empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da produção da lavoura e da produção da pecuária.

Rafael Balago
Repórter de macroeconomia
Foi correspondente em Washington, repórter e editor-assistente na Folha de S.Paulo e fez mestrado em jornalismo pela Universidade da Coruña (Espanha).

Integra da matéria no Site da Revista Exame: https://exame.com/brasil/ranking-2023-barreiras-e-eleita-a-melhor-cidade-para-fazer-negocios-no-agro/

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

24/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO PASSA FUNCIONAR NO PALÁCIO DAS ARTES A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA, 26 O Palácio também abrigará a Biblioteca Municipal Folk Rocha   A partir desta próxima segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Biblioteca Municipal Folk Rocha irão funcionar no Palácio das Artes, localizado na Praça Castro Alves. O novo espaço, que foi totalm ...
  • Compartilhe:

24/02/2024 JUSMARI DESABAFA E DIZ QUE HOSPITAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES SÓ NÃO ESTÁ FUNCIONANDO POR FALTA DE VONTADE DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL. A SECRETÁRIA FOI VÍTIMA DE FAKE NEWS
  • Compartilhe:

24/02/2024 BARREIRAS: SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA INTENSIFICA LIMPEZA DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E AÇÕES DE COMBATE À DENGUE   A Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias de Saúde e de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte intensificou nas últimas semanas as ações de controle e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. O objetivo é conter o avanço da doen ...
  • Compartilhe:

24/02/2024 BAIANÓPOLIS: OBRA DO CENTRO DE IMAGENS ESTÁ EM FASE DE ACABAMENTO E EM POUCOS DIAS DEVE SER ENTREGUE À POPULAÇÃO A prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, compartilhou em vídeo divulgado nas redes sociais, o estágio da obra do Centro de Imagens do município. A obra que deve ser finalizada em poucos dias está em fase de acabamento e será mais um importante equipamento para a saúde pública do município ...
  • Compartilhe:

24/02/2024 TARCÍSIO DO ACORDEON, NADSON O FERINHA, MARA PAVANELLY E ZEZO POTIGUAR ESTÃO CONFIRMADOS NA VAQUEJADA DE FORMOSA DO RIO PRETO DESTE ANO Um dos eventos mais tradicionais e aguardados de todo interior da Bahia já confirmou grandes atrações para os dois primeiros dias do evento. A Vaquejada de Formosa do Rio Preto, que irá para a sua trigésima oitava edição, ocorrerá entre os dias 30 de maio a 02 de junho e promete mais uma vez ...
  • Compartilhe:

24/02/2024 EM REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA DO ESTADO, DEPUTADO EURES RIBEIRO E PREFEITA JANDIRA XAVIER LEVAM DEMANDAS IMPORTANTES DO MUNICÍPIO DE BAIANÓPOLIS Um importante encontro realizado na última nesta terça-feira (20), entre ondeputado estadual Eures Ribeiro, a prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, e com o secretário da SEINFRA, Sérgio Brito, discutiu demandas de grande relevância para o município de Baianópolis. A primeira grande ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 NATHÁLIA QUEIROZ, FILHA DE QUEIROZ DA SANTA LUZIA E DE DONA LIDELCI QUEIROZ, SE FORMA, NA UFOB, NO CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL     Nathália Queiroz, filha do ativista politico Queiroz da Santa Luiza e de dona Lindelci Queiroz, irmã de Daniela Queiroz, vive um momento de extrema felicidade com toda a família, parentes e amigos. Ela se formou de forma brilhante no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental pela U ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 OGIÉ FURTADO EX-PRESIDENTE DA CAMARA DE SANTA RITA SE REÚNE COM PRESIDENTE ESTADUAL DO PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA ORGANIZANDO A PRÉ-CAMPANHA A PREFEITIO         O pré-candidato a prefeito de Santa Rita de Cássia, Ogié Furtado se reuniu em Barreiras com o presidente estadual do PMB, Partido da Mulher Brasileira, senhor Wanderley para tratar de assuntos da sua pré-campanha em Santa Rita. Participaram do encontro a Dra. Paloma, ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 AOS 80 ANOS, MORRE WILSON FITTIPALDI, EX-PILOTO DE FORMULA 1 Foto: Reprodução / Instagram Morreu nesta sexta-feira (23), o ex-piloto da Fórmula 1, Wilson Fittipaldi Júnior. Wilson faleceu vítima de complicações provocadas por parada cardíaca sofrida em dezembro após um engasgo. Ele era irmão mais velho do também ex-piloto de F1, Emerson Fittipaldi. ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 MORAR LEGAL: PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGA MATRÍCULAS DE MAIS DE 500 IMÓVEIS REGULARIZADOS PARA FAMÍLIAS DE VÁRIOS BAIRROS Garantir a dignidade da pessoa humana é um dos princípios norteadores do Projeto Morar Legal desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras por meio do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), que entregou nesta quarta-feira (21), matrículas referentes a mais 500 imóveis regularizados de famíli ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 BOMBEIROS DO 17º BATALHÃO MARCAM PRESENÇA NO 62º ANIVERSÁRIO DE SÃO DESIDÉRIO E PROTAGONIZAM MOMENTO EMOCIONANTE DURANTE EVENTO FESTIVO   Nesta quinta-feira (22), as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar se destacaram no 62º aniversário de São Desidério, participando ativamente das celebrações. Um dos pontos altos foi o Eco Bike Masculino, onde os bombeiros acompanharam os ciclistas em um percurso de 38km, partin ...
  • Compartilhe:

23/02/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS MANTÊM PARCERIA COM PROGRAMA JOVEM APRENDIZ NO CAMPO, AULA INAUGURAL FOI NESSA TERÇA-FEIRA   O secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques, e o chefe de gabinete, Melchisedec Neves, marcaram presença na aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, em 2024. A iniciativa é promovida pelo Instituto Aiba (Iaiba), em parceria com a Associação de Ag ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 BARREIRAS: JUSMARI MINISTRA AULA INAUGURAL NO COLÉGIO ANTONIO GERALDO A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, cercada de correligionários e admiradores, proferiu uma aula inaugural no Colégio Antônio Geraldo, um dos mais tradicionais de Barreiras. O evento foi nesta quarta -feira e centenas de pessoas compareceram para ouvir a secretári ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 DÍVIDAS RENEGOCIADAS NO DESENROLA BRASIL SOMAM R$ 35, 6 MILHÕES   A cerca de 40 dias do fim do prazo, o Desenrola Brasil renegociou R$ 35,6 bilhões em dívidas, divulgou nesta terça-feira (20) o Ministério da Fazenda. Ao todo, 12 milhões de brasileiros refinanciaram 17 milhões de débitos, que foram retirados de cadastros negativos, reparcelados ou qui ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PROFESSOR É PRESO NO INTERIOR BAIANO ACUSADO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA ALUNAS   Foto: Divulgação / Polícia Civil Um professor foi preso em Amargosa, no Recôncavo, acusado de importunação sexual contra alunas. Nesta quarta-feira (21), uma equipe da delegacia local cumpriu o mandado de prisão preventiva contra o docente. Segundo a Polícia Civil, seis vítimas fora ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 CANTOR DJAVAN PASSA MAL E É INTERNADO EM HOSPITAL DO RIO DE JANEIRO Foto: Divulgação Djavan foi internado em um hospital no Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (21). De acordo com o portal Em Off, o cantor foi submetido a exames de rotina, dentre eles uma colonoscopia, para verificar a saúde do intestino grosso.   A suspeita da equipe médica é que ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 PREFEITO ZITO ENTREGA MATRÍCULAS DE MAIS DE 500 IMÓVEIS ATRAVÉS DO PROJETO MORAR LEGAL Garantir a dignidade da pessoa humana é um dos princípios norteadores do Projeto Morar Legal desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras por meio do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), que entregou nesta quarta-feira (21), matrículas referentes a mais 500 imóveis regularizados de famíli ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 DANIEL ALVES É CONDENADO A 4 ANOS E 6 MESES DE PRISÃO POR ESTUPRO     Sentença diz que o brasileiro jogou a mulher no chão do banheiro de uma boate em Barcelona, imobilizou-a e penetrou sem consentimento. O ex-jogador ainda terá que pagar uma indenização de mais de R$ 800 mil para a vítima e será vigiado por 5 anos após cumprir a pena. Sua defesa ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 TODOS CONTRA A DENGUE: PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO NO COMBATE ÀS ARBOVIROSESS A Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura, deu início nesta terça-feira (20), às Ações de Mobilização “Todos contra a Dengue” objetivando fortalecer o combate às arboviroses na Capital do Oeste. O ponto de encontro aconteceu no Parque Mult ...
  • Compartilhe:

22/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS AMPLIA SALAS DE VACINA PARA APLICAÇÃO DA BCG Com a proposta de ampliar a oferta da vacina BCG para os recém-nascidos do município e visando dinamizar o acesso da população ao serviço, bem como, o aumento da cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Barreiras aumentou o número de unidades de saúde com Salas de Vacina aptas para a apli ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade