BARREIRAS: COM AMPLA REFORMA DA CÂMARA, GILSON RODRIGUES MARCA SUA PASSAGEM A FRENTE DO LEGISLATIVO

21 de mar de 2018

 

 

Roberto de Sena

Mural do Oeste

A ampla reforma implementada no prédio da Câmara pelo presidente Gilson Rodrigues, com o aval dos seus colegas da Mesa Diretora, deu uma outra dimensão ao Poder Legislativo de Barreiras, proporcionando mais conforto ao público que frequenta as sessões e melhores condições para o debate de ideias entre os vereadores no Plenário da Casa.

Foi uma reforma de grandes proporções pela qual a Câmara ainda não havia passado desde que havia sido construída. Sabe-se desde Roma antiga que o parlamento é um dos mais importantes pilares de sustentação da democracia. Não há democracia sem parlamento e para que a democracia esteja cada vez mais forte e consolidada é necessário que os parlamentares tenham as condições objetivas de realizarem os seus trabalhos, ouvindo o povo, fiscalizando o Executivo e sendo a voz do conjunto da sociedade. A reforma do prédio da Câmara é importante por contemplar também estes fatores e revela a preocupação do presidente Gilson Rodrigues com o fortalecimento do legislativo barreirense.

Cito aqui alguns pontos da reforma que considero importantes: a revisão e manutenção do telhado, troca de piso; pintura interna e externa; troca de luminárias –passando do sistema convencional para Led; reparo de todo o forro em gesso; substituição de portas de madeira por vidro; reparo da pavimentação em bloquete da área do estacionamento e melhoria do sistema de esgotamento e escoamento de água da chuva, além da instalação de placas e testeiras personalizadas para identificação dos gabinetes e departamentos, e instalação de galerias históricas, com a mostra de fotos que vão servir para o resgate histórico de Barreiras e contribuir para o trabalho de pesquisa, contemplando ex-prefeitos e ex-parlamentares, e visam ainda o registro dos mandatos.

Como parte do trabalho também estão sendo instalados painéis com fotografias históricas de Barreiras, e painéis temáticos para registro de ações de impacto sociais. Com isto, a Câmara de Barreiras, busca inserir-se num contexto de maior interatividade com a sociedade e podendo ser, inclusive, um local de pesquisa para estudantes e uma referência histórica em Barreiras.

A grande inovação da reforma diz respeito ao Plenário Aroldo Cavalcante, onde foram feitas várias mudanças, como a regularização do piso; novo revestimento em carpete; adequação das paredes para assentamento de revestimento em carpete; construção de rampas para acessibilidade; reposicionamento das Tribunas para melhor diálogo entre os vereadores e o público; cabeamento para câmeras; revisão da sonorização; nova iluminação; investimento na melhoria da climatização; aquisição de novas bancadas e placas de identificação para os vereadores.

Frise-se ainda que o nome dado ao Plenário  é uma justa homenagem a memória de vereador e, talvez, o primeiro médico negro de Barreiras, o Dr. Aroldo Cavalcante. Nos anos 50 do século passado, ele alcançou grande reconhecimento da sociedade barreirense e, além de ter sido presidente da Câmara, foi também candidato a prefeito perdendo a eleição para Herculano Faria.

Outra homenagem importante é o nome dado ao prédio da Câmara: Dilza Pereira Alves, atuante vereadora de Barreiras que morreu no final do século passado.

Com essa reforma Gilson Rodrigues marca, de forma definitiva a sua passagem pela presidência da Câmara Municipal de Barreiras. Teve inteligência e visão para promover a modernização do Legislativo barreirense, dando agilidade aos trabalhos da Casa. A cidade precisa deste salto de qualidade.

  • Compartilhe:

Publicidade