AGRO SE MOVE ENTRE BOLSONARISMO, ORFANDADE NA CENTRO DIREITA E DESCONFIANÇA COM LULA
17 de setembro de 2023

 

Setor que teve sua imagem fortemente vinculada a Jair Bolsonaro (PL) devido em boa parte ao apoio estridente de alguns de seus integrantes, o agronegócio está em uma espécie de divã após oito meses e meio de governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicamente, a relação envolve ações em conjunto, sinalizações e uma manifesta boa impressão com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) —também ministro do Desenvolvimento e ponte do setor com o governo— e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento).

O governo luta para penetrar no agro e desbolsonarizá-lo. O agro precisa do governo e não vê problema em fechar os olhos para a diferença ideológica em nome do pragmatismo político e da necessidade de barrar pautas ambientais e fundiárias que considera nocivas a seus interesses.

Nos bastidores, porém, a artilharia é grande contra Carlos Fávaro —o senador e agropecuarista que assumiu um ministério da Agricultura esvaziado— e o governo em geral.

Afirma-se haver inação ou pouca efetividade em medidas anunciadas, além do temor de que a balança penda para o lado das bandeiras do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva, e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), históricos rivais.

Nas palavras de um integrante da bancada ruralista, os tempos de “tranquilidade” sob Bolsonaro cederam lugar à política de “contenção de danos” sob Lula.

A reportagem conversou nos últimos dias com vários representantes da cadeia do agronegócio, congressistas e pessoas diretamente vinculadas ao tema. Todas optaram por falar sob anonimato, evidenciando o clima de “pisar em ovos” que marca até agora a relação de Lula com o setor.

O agronegócio é responsável atualmente por 25% do PIB (Produto Interno Bruto), 50% das exportações, 20% dos empregos no Brasil, é representado por uma robusta bancada no Congresso, reunida na FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), e se divide em um sem fim de associações, entre elas a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Apesar de todo esse tamanho e importância, há um consenso de que a ala mais tradicional e poderosa do setor está órfã de uma representação política nacional de peso.

Sob Bolsonaro, boa parte da base, em especial pequenos e médios produtores do Sul e Centro-Oeste, vinculou de corpo e alma ao governo, que ficou caracterizado pelas vistas grossas a ações como desmatamento, garimpo e grilagem.

Esse chão de fábrica ruralista, que trabalha “da porteira para dentro”, é mais antipetista e é representado no Congresso por cerca de metade dos deputados federais, embora tenha um poder menor no Senado (em torno de 20% das cadeiras).

A agroindústria e a cadeia de insumos, serviços e distribuição, que detém maior parte do faturamento e atua “da porteira para fora”, engloba o chamado “agro consciente”, que precisa dessa “consciência” para não perder mercado internacional e que sempre militou mais em um campo cujo protagonismo nacional nas décadas passadas foi do PSDB.

Com o esfarelamento do ex-partido de Alckmin, em especial após 2018, esse grupo uniu-se aos esforços em busca da chamada terceira via, projeto que naufragou em 2022.

Um nome citado por integrantes do PT e do governo como uma “liderança moderna” do agro integra esse grupo. Trata-se de Marcello Brito, ex-presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).

Brito foi um dos entusiastas da terceira via e embarcou na candidatura de Tebet, nunca tendo escondido ser um crítico e jamais ter votado no PT. Por ser crítico também de Bolsonaro e do que via como uma destruição da imagem do país no exterior, no segundo turno gravou vídeo de apoio a Lula.

A reportagem tentou falar com Brito, hoje secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal, mas ele disse que sua agenda estava lotada por estar acompanhando a Climate Week, em Nova York, evento realizado concomitantemente à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Nas conversas com representantes do agro, um ponto surge no topo da lista de insatisfações atuais: o Ministério da Agricultura.

Sob Bolsonaro, a pasta tinha forte respaldo do presidente da República e status de primeira grandeza. A ministra, a hoje senadora Tereza Cristina (PP-MS), é uma das principais líderes do agro no Congresso.

Sob Lula, a Agricultura foi esvaziada. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) foram para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, comandado pelo petista Paulo Teixeira.

A Pesca virou pasta própria.

Já o CAR (Cadastro Ambiental Rural), instrumento de controle de terras privadas e conflitos em áreas de preservação, foi para o Meio Ambiente de Marina Silva. Os ruralistas se insurgiram durante a votação das mudanças no Congresso e conseguiram tirar o cadastro de lá, mas ele não voltou para a Agricultura, e sim para o Ministério da Gestão de Esther Dweck, ligada ao PT.

Além do esvaziamento, há um racha ruralista em Mato Grosso que contribui para erodir o capital do ministro.

Fávaro chegou ao posto após uma costura capitaneada ainda durante a pré-campanha eleitoral por Alckmin e Aloizio Mercadante (então coordenador da campanha, hoje presidente do BNDES) e que envolveu também o ex-ministro da Agricultura Neri Geller e o empresário Carlos Augustin, todos ligados ao ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do Brasil.

Augustin, também produtor de soja, é hoje assessor especial de Fávaro.

Procurada, a assessoria do Ministério da Agricultura não se manifestou.

Os poderes reduzidos da pasta se somam às críticas de que a atuação tem se concentrado nos grandes do agronegócio, em detrimento da base, além de um cenário delicado.

Ruralistas ouvidos chamam a atenção para a crise na cadeia produtiva de leite, com a queda de preço do produto provocada pela importação de países do Mercosul, além das reduções do preço da carne, do milho, do trigo e da soja.

Na visão deles, o Ministério da Agricultura e o governo pouco têm feito para ajudar o setor.

As tensões entre Lula e o agro também foram marcadas pelas invasões de terras pelo MST e pelo julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode derrubar a tese ruralista do marco temporal, a de que as terras indígenas devem se restringir à área ocupada pelos povos na data da promulgação da Constituição, em 1988.

Embora o governo não tenha relação direta com essas duas ações, políticos do agro afirmam que elas são estimuladas por irem ao encontro das teses defendidas pelo PT.

Lula também irritou o setor ao repetidamente chamar parte dele de fascista.

Da parte positiva, houve a megacomitiva do agro que Lula levou à China, o que incluiu os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos da J&F, controladora da JBS, além do anúncio do Plano Safra 2023/2024, que estabeleceu um recorde de recursos, mas cuja execução e regras são alvo de reclamações e desconfiança de ruralistas.

Nas discussões das votações do novo arcabouço fiscal, das novas regras do Carf (o “tribunal administrativo da Receita Federal) e da Reforma Tributária na Câmara, reivindicações da bancada ruralista foram incorporadas, o que elevou o cacife de Haddad com o setor.

Outra medida veio com o lançamento na quinta-feira (14) do Programa Combustível do Futuro, que atende a lobby do setor sucroalcooleiro e de biocombustíveis ao, entre outros pontos, elevar a mistura de etanol à gasolina.

Para o líder sem-terra João Pedro Stédile, que depôs no mês passado à CPI do MST, o agronegócio está dividido e a sua parte “burra” está fadada a desaparecer.

“Metade do agronegócio que tem juízo, que estuda, apoiou Lula e é a parcela representada pelo Fávaro. A outra parcela do agronegócio, que insiste em só ganhar dinheiro, é a Aprosoja, que não tem responsabilidade com o meio ambiente.”

Stédile se referia à associação comandada por Antonio Galvan (Aprosoja), bolsonarista fervoroso que participou ativamente de atos em que o ex-presidente ameaçou rupturas democráticas e atacou o sistema eleitoral, em 2021 e 2022.

 

Ranier Bragon/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/04/2024 BARREIRAS: HOMEM É MORTO A PAULADAS APÓS DISCUSSÃO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO    No final da madrugada de hoje, sábado, 20, por volta das 5h, ocorreu um homicídio no bairro Santo Antônio, em Barreiras. Segundo informações, Nielitôn de Oliveira Soares, 37 anos, foi morto após uma provável discussão com outra pessoa não identificada. O autor, teria utilizado um peda ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA JOSEFA DE ARAÚJO ANDRADE   Recebemos com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento da matriarca da família Araújo Andrade, senhora Josefa de Araújo Andrade, aos 95 anos, ocorrido nesta sexta-feira (19). Viúva do saudoso Baltazarino Araújo Andrade, ex-prefeito de Barreiras, a senhora Josefa, carinhosamente c ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 O CORAÇÃO FATAL DO ABISMO – POEMA DE ROBERTO DE SENA       Roberto de Sena – Poema     Sonhei que estava fazendo yoga em uma sinagoga minha sina joga silencio comigo] Minha obra é macabra uma cabra má querendo me atormentar mas sigo com minha obra naquela esquina em que o vento dobra espero que o sorriso se abra e que ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 CORRENTINA: CÂMERAS DE SEGURANÇA REGISTRAM MOMENTO EM QUE MOTORISTA DE CARRO PERDE CONTROLE DA DIREÇÃO E CAI EM RIO. VEJA VÍDEO ‘ Câmeras de segurança registraram o momento em que o motorista de um carro perdeu o controle da direção e caiu em um rio, nesta sexta-feira (19), na cidade de Correntina, no oeste da Bahia. Não há informações de feridoS. Nas imagens, é possível ver que um motociclista passa pelo loc ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 BARREIRAS RECEBE VISITA DE OFICIAIS DA MARINHA PARA REALIZAR VISTORIA QUE IRÁ ACELERÁ PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA PONTE SOBRE O RIO GRANDE   construção de mais uma ponte na Capital do Oeste, que faz parte do planejamento da gestão municipal para proporcionar mais mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da cidade, ganhou mais celeridade nesta quinta-feira (16), com a visita de oficiais da Marinha do Brasil que realizam vistori ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGARÁ EM BREVE MAIS DUAS NOVAS UNIDADES DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO Bairros Santo Antônio e Cidade Nova   Primando pela qualidade de vida e o bem-estar dos munícipes, a Prefeitura da Capital do Oeste segue investindo na saúde pública municipal com a construção de diversas estruturas de saúde, a exemplo das mais novas Unidades de Saúde da Família que es ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGA CADEIRAS DE LOCOMOÇÃO E BANHO PARA PACIENTES Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma concessão de cadeiras de locomoção e de banho para pacientes atendidos no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho – CER II, marcando um novo momento na vida e na rotina dos ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 COLISÃO ENTRE ÒNIBUS E CARRETA DEIXA FERIDOS NA BR 135 EM FORMOSA DO RIO PRETO     Por volta do meio dia de hoje, sexta-feira, 19, ocorreu uma colisão traseira envolvendo uma carreta e um ônibus da empresa Real Maia, que seguia sentido ao Piauí, deixando feridos na BR 135, no município de Formosa do Rio Preto. Não há maiores detalhes do que teria provocado o ac ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FONOAUDIÓLOGOS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras publicou no Diário Oficial nº 4142 o edital 02/2024 do Processo Seletivo Simplificado para atender às demandas emergenciais com ênfase no cuidado e acompanhamento de pacientes com transtornos do espectro autista (TEA). Serão contratados terapeutas o ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 SECRETÁRIO DE MEIO DE BARREIRAS DE BARREIRAS RECEBE HOMENAGEM DO EXÉCITO BRASILEIRO Nesta sexta-feira (19), em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, o 4ª Batalhão de Engenharia de Construção de Barreiras realizou uma solenidade especial. O evento homenageou personalidades que têm sido parceiras da instituição militar. Durante a cerimônia, o secretário de Meio Ambie ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 BARREIRAS, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO PROMOVE DIA + SAÚDE NO CENTRO POP   Nesta quinta-feira (18), demandatários que utilizam dos serviços disponíveis no Centro Pop – espaço que atende a população em situação de rua – participaram do Dia D + Saúde promovido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Saú ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 POLICIAIS MILITARES, GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS E BOMBEIROS MILITARES SÃO HOMENAGEADOS NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS   Na noite do dia 17.04.2024, as Forças de Segurança atuantes em Barreiras (PMBA, Bombeiros e Guarda Civil Municipal) foram homenageadas no plenário da Câmara Municipal de Barreiras. O Ten Cel PM Ivã Antonio, comandante do 10º BEIC, ocupou a tribuna do plenário Dr. Aroldo Cavalcante e fa ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 PREFEITO DE SANTANA, MARCÃO, IRÁ PRESTAR DEPOIMENTO À POLÍCIA FEDERAL NOS PRÓXIMOS DIAS   O prefeito de Santana, no Oeste da Bahia, Marcão, deverá prestar depoimento nos próximos dias na sede da Polícia Federal em Barreiras. A informação foi trazida por uma fonte, apontando que o prefeito está sob investigação, embora os detalhes precisos sobre o motivo do depoimento aind ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 MAIARA ABRE O JOGO SOBRE EMAGRECIMENTO E ESPECULAÇÕES SOBRE PROBLEMAS DE SAÚDE Nos últimos meses, a transformação física de Maiara, da dupla com Maraisa, tem sido motivo de intensa especulação e preocupação entre os fãs. A cantora sertaneja apresentou um emagrecimento extremo, que acendeu alertas sobre sua saúde. Com uma série de imagens e vídeos evidenciando s ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JOSÉ BONIFÁCIO MACÊDO Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do senhor José Bonifácio Macêdo, aos 89 anos, ocorrido nesta quarta-feira (17). Filho primogênito de Ahylon Macêdo e Mirandolina Ribeiro Macêdo, José Bonifácio teve grande atuação na política de Barreiras sendo vereador por dois manda ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 COMEÇA EDIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE VIDA DO COMPOSITOR BARREIRENSE ALCYVANDO LUZ. EQUIPE AINDA VAI GRAVAR EM SALVADOR Começou a ser feita a edição do documentário sobre a vida do gênio da música brasileira Alcyvando Luz. Todas as entrevistas coletadas até agora estão tendo um tratamento especial na Cine 7. O documentário foi idealizado pelo escritor barreirense Roberto de Sena que também orientou toda a n ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 MEGA-SENA 2714: SORTEIO DESTA QUINTA-FEIRA TEM PRÊMIO ESTIMADO EM R$ 72 MILHÕES A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira (18) o concurso 2.714 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 72 milhões. O sorteio será realizado às 20h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa. Como apostar Para concorrer, os apostadores podem registrar seus jogos até uma ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 SENADO APROVA PEC SOBRE CRIMINALIZAÇÃO DA POSSE DE DROGAS   O Senado aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a proposta que inclui na Constituição Federal a criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de droga ilícita. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) teve 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turn ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 POLÍCIA FEDERAL PRENDE EX-DEPUTADO; SAIBA MAIS A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 18, o ex-deputado federal Wladimir Costa (Solidariedade, foto) no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, por crimes eleitorais. Abordado ao chegar de voo à capital paraense, ele encaminhado ao sistema prisional do estado. Segundo a PF, Wladimir ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 PSD OFICIALIZA JONNICLEI SILVA COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE RIACHÃO DAS NEVES   Uma noite de sábado (6) histórica em Riachão das Neves com muita comemoração popular, marcou o lançamento oficial da pré-candidatura de Jonniclei Silva, conhecido como Jonni, pelo Partido Social Democrático (PSD) do município de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia. O espaço City H ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade